A Qualidade no Processo de Comunicação

15/09/2012 10:35

A Qualidade no Processo de Comunicação

Os processos de Comunicação estão presentes na Humanidade desde os primórdios da sua existência. A raça humana é uma das espécies que têm o privilégio de contar com diversos meios para comunicar-se. Aqui pode ser citado o uso do som da fala e a escuta, o uso da escrita dos alfabetos e sinais e com a linguagem não verbal de gestos. Além destes meios naturais, o ser humano criou meios adicionais para conseguir comunicar-se com mais eficiência. Os dispositivos como telefones, computadores, televisor, jornais, placas e revistas são recursos importantes para que a Comunicação se estabeleça. Neste artigo veremos quais são os sinais de uma comunicação de qualidade que se tornarão apoio para qualquer processo em que o leitor esteja envolvido.

O conceito de Comunicação é o processo de transferência de informação entre sujeitos e/ou objetos. Neste processo, existem os seguintes elementos:

1)   Emissor;

2)   Receptor;

3)   Mensagem;

4)   Canal de propagação;

5)   Meio de comunicação;

6)   Ambiente do processo comunicativo;

7)   Resposta (feedback).

Para que seja possível garantir a Qualidade deste processo de comunicação, é necessário que os elementos estejam ajustados e controlados. Gostaria de focar mais no sétimo ponto, que a resposta (feedback).

A resposta é um elemento fundamental de fechamento do processo de Comunicação. Observa-se que ela torna-se o efeito da comunicação. A Qualidade e Existência da resposta são fundamentais para este processo seja eficaz. Observa-se que em muitos exemplos de processos produtivos e administrativos, a falta de resposta é um fator gerador de ineficiências, retrabalhos e conseqüentes despesas para reparo. Surge então a pergunta: o que fazer para melhorar este processo de comunicação? A resposta é perguntar.

Parece ser simples esta afirmação, porém ela encerra certa complexidade e responsabilidade por parte do emissor por perguntar qual foi a compreensão do receptor. Neste momento, afere-se o recebimento da mensagem, o entendimento, o alinhamento e comprometimento com o processo.

 

A pergunta é uma ferramenta apropriada para certificar-se de que o processo será executado de acordo com suas necessidades. Usualmente, os motivos para não perguntar-se recaem sobre a falta de tempo e a falta de disciplina.

Este artigo procurou trazer o elemento da pergunta como um fator fundamental para a execução com qualidade e eficácia de processos de Comunicação.

 

O arquivo sobre a qualidade no processo de comunicação segue no link em anexo.

01 - A Qualidade na Comunicação.pdf (60,9 kB)

 

Boa leitura!

Equipe Qualipp