Angola: País terá centro de ensino da propriedade industrial e Qualidade

29/01/2015 21:52

Leitores Qualipp!

Vejam abaixo a  notícia veiculada em Angola, onde estão investindo em um Centro para Ensino de Conceitos de Qualidade.

Luanda - Um Centro de Ensino da Propriedade Intelectual e de Gestão da Qualidade (CEPIGESQ) será aberto em Abril próximo, no país, com o objectivo de ensinar matérias relacionadas com a propriedade intelectual e qualidade.

Em declarações à Angop (Agência Amgola Press), hoje, em Luanda, o director do centro, Barros Licença, referiu que as pessoas formadas serão especialistas nas diferentes áreas de formação ou ainda  poderão ser mandatários (pessoa que funciona como intermediário de alguém que produz o conhecimento, e o órgão que faz o reconhecimento e outorga  esses direitos).

O centro a ser lançado oficialmente na província de Benguela, vai ministrar o curso geral sobre propriedade industrial, redacção de pedido de patentes, informação tecnológica, transferência  de conhecimento e estratégias de valorização de PI, metrologia geral e legal, acreditação, normalização, sistema de gestão da qualidade, e direitos de autor e conexos.

Criado em Novembro de 2014, é dirigido a empresários, gestores de empresas, advogados, estudantes de nível  médio e finalistas,  artistas e todos os que manuseiam o conhecimento ou são produtores geradores desse conhecimento.

Os cursos, que terão a duração de sete horas, podendo chegar até  28 horas, terão lugar em qualquer ponto do país desde que haja um mínimo de 10 pessoas por turma. Os mesmos serão pagos em função do local onde forem ministrados.

Entretanto, explicou que a escolha da cidade de Benguela para o lançamento da iniciativa se deve ao facto de estar instalada na província uma instituição privada de nível superior de produção de conhecimento interessada  em fazer parceria  neste domínio.

“O  objectivo é também procurar implementar o que os países desenvolvidos nesta matéria fazem, existir um casamento entre o centro de produção de conhecimento, o sector produtivo e o Estado que produz as politicas que fazem crescer e desenvolver a sociedade”, sublinhou o responsável. 

Barros Licença  informou que até a altura do lançamento  do centro estarão a ser preparadas as acções de formação e brevemente terão início as inscrições para o público interessado.

O centro de ensino de  propriedade intelectual vai ainda colaborar com os órgãos de serviços públicos, associações profissionais, instituições de investigação tecnológica e universidades, e realizar estudos que contribuam para a elaboração e adopção de mecanismos,  politicas publicas e legislação apropriada que visem o crescimento e desenvolvimento económico do país.

 

Fonte:www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/economia/2015/0/4/Angola-Pais-tera-centro-ensino-propriedade-industrial,20034a30-3a0c-4db7-aaf2-908ee387ff84.html