ISO 9001 e o setor público: Dois novos documentos, um grande benefício e milhões de cidadãos felizes

09/03/2014 14:41
Como pode Governo aumentar a eficiência, evitar erros e melhorar o serviço ao cliente? Resposta: ISO 9001.
ISO 9001 é de longe a Norma de Qualidade mais estabelecida do mundo, sendo usado atualmente mais de 1,5 milhão de organizações em 191 países . Esses são alguns números impressionantes - e entre as principais razões pelas quais o setor público está sentado e tomando conhecimento. Isso se reflete em dois documentos ISO recém- publicados , dando ISO 9001:2008 as diretrizes para o setor público : ISO 18091 para os governos locais, e ISO / TS 17582 para órgãos eleitorais responsáveis ​​pela organização e administração dos processos eleitorais .
Pedimos aos dois peritos, Carlos Gadsden e Tyler Finn , para nos dar os destaques dos dois novos documentos, e como os governos se beneficiarão para o bem de todos.
     
Carlos Gadsden                         Tyler Finn           
 
Então, Carlos, a ISO 18091 muito aguardado é esperado para ser um divisor de águas para os governos locais. Você pode elaborar?
Carlos : Não há um país no mundo que não teve de fazer um balanço do seu orçamento , e tomar medidas de austeridade . Nestes tempos de crise económica, os governos locais precisam de gerir eficazmente os recursos e processos disponíveis, e trabalhar juntos como um sistema. Este é o lugar onde ISO 18091 faz a diferença. ISO 18091 constitui uma excelente ferramenta para os governos locais para tranquilizar os cidadãos locais que suas necessidades e expectativas são totalmente compreendidas e atendidas em uma base consistente e em tempo hábil.
 
Por que escolher o 9001 abordagem setorial ISO?
Carlos: ISO 18091 é a primeira norma ISO para o setor governamental que dá diretrizes para a implementação da ISO 9001 no governo local. Com um Sistema de Gestão da Qualidade, um governo local pode direcionar suas atividades para satisfazer as necessidades e expectativas da comunidade local. Os governos locais são os fornecedores mais importantes do mundo. Suas atividades podem incluir transporte, educação , abastecimento de água , coleta de lixo , esgoto e drenagem , iluminação pública e da protecção civil. Se essas atividades não são confiáveis ​​ou falta de qualidade, isso pode significar um monte de problemas para muitas pessoas .
 
De que formas concretas irá 18091 benefício do governo local ISO?
Carlos: ISO 18091 é um mapa essencial para os governos locais a se organizarem de forma abrangente, com foco na melhoria contínua onde importa. Ele irá: 
- Capacitar cidadãos e governos juntos;
- Produzir não só a eficácia , mas de legitimidade;
- Fornecer uma linguagem comum e entendimento entre os políticos e técnicos , e permitir a comparabilidade entre países e outros governos locais;
- Servir a população local , fazendo politicamente viável aquelas coisas que são tecnicamente indispensável;
- Criar uma ferramenta útil para as metas do milênio da ONU e os objectivos para um mundo sustentável e cidades inteligentes;
- Produzir confiabilidade - essencial para a sociedade;
 
Tyler, agora voltando nossa atenção para ISO / TS 17582 , de que forma será a nova especificação técnica melhorar o processo eleitoral?
Tyler ISO / TS 17582 é importante para órgãos eleitorais porque se aplica o sistema de gestão da qualidade testada pelo tempo de ISO 9001 para um contexto especificamente eleitoral , especificando a forma como esses princípios de qualidade aplicam-se a oito processos que são fundamentais para qualquer eleição : registro de eleitores , registro das organizações políticas e candidatos , logística eleitorais; voto de qualidade ;contagem dos votos e proclamação dos resultados ; educação eleitoral ; supervisão de financiamento de campanha , e resolução de disputas eleitorais. Desta forma , ISO / TS 17582 cria a estrutura para um sistema de gestão da qualidade que ajuda a órgãos eleitorais prestar serviços eleitorais mais confiáveis ​​e transparentes.
 
Os órgãos eleitorais serão obrigados a usar a norma ISO / TS 17582?
Tyler : Como todas as entregas do ISO , ISO / TS 17582 representa um mecanismo voluntário. Destina-se a órgãos eleitorais , cujo principal objetivo é construir a confiança nas eleições através de uma maior transparência , planejamento e eficiência nos processos eleitorais . Neste sentido, a especificação técnica será de particular interesse para os órgãos eleitorais no desenvolvimento de democracias onde promover a confiança no sistema eleitoral pode determinar o sucesso de uma eleição.
 
Como órgãos eleitorais beneficiar ?
Tyler: Organismos Eleitorais que optam por adotar o suporte padrão para beneficiar de várias maneiras. ISO / TS 17582 promove elevados padrões de organização, eficiência e gerenciamento de todo o ciclo eleitoral. Ele também fornece uma estrutura flexível que permite a melhoria contínua dos órgãos eleitorais, a fim de responder adequadamente aos diversos desafios apresentados pela administração eleitoral. Além disso, ao certificar a ISO / TS 17582, um corpo eleitoral declara publicamente seu compromisso com os processos eleitorais transparentes, construindo assim a confiança do público nos serviços eleitorais.