Saiba por que o otimismo pode fortalecer a sua liderança

28/03/2015 16:21

A liderança é uma habilidade procurada pelas empresas e, portanto, bastante valorizada no mercado de trabalho. Embora muitas pessoas acreditem que essa seja uma capacidade inata, na verdade, é possível desenvolvê-la com algumas orientações. Nesse sentido, existem atitudes e pensamentos que podem colaborar para a construção do pensamento de um futuro líder. Uma delas é o otimismo, que se vai muito além do pensamento positivo.

Encarar os problemas de maneira confiante, por exemplo, é uma característica marcante nas pessoas otimistas, que é extremamente vantajosa para os líderes. Em um momento de crise, um gestor precisa encontrar soluções rapidamente e demonstrar segurança para sua equipe. Ao criar uma abordagem positiva, é mais fácil manter a calma e avaliar o lado bom da situação, o progresso que já foi feito e pensar em maneiras de contornar os obstáculos.

Outra qualidade decorrente dessa abordagem é uma comunicação eficiente. Para criar um ambiente positivo, as pessoas esperançosas costumam contagiar outros membros da equipe com sua visão, o que também se reflete no ânimo do grupo. Com todos motivados, fica mais fácil também pensar no futuro, mesmo que se trate de um momento difícil, o que é uma qualidade fundamental de um bom líder.

E não é apenas a motivação que é compartilhada. Ao dividir sua visão de mundo, os otimistas tendem a dividir também seus valores e ideais, bem como conhecimento. Essa atitude é extremamente positiva, pois, ao transmitir informações e fomentar o aprendizado, o líder fomenta o desenvolvimento pessoal e intelectual da equipe. Dessa forma, cria-se um intercâmbio de ideias, que certamente irá beneficiar projetos e o trabalho, de maneira geral.

Por tudo isso, a esperança está altamente associada ao sucesso. Vale a pena cultivar o pensamento positivo, focado no futuro e nas conquistas, para estimular a liderança e o espírito de equipe.

 

fonte: http://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/03/24/1122152/saiba-otimismo-pode-fortalecer-lideranca.html